Hub Cultural > Cursos >
Programa de formação virtual Gestão Contemporânea das Artes – Música e Artes Cênicas

O Gestão Contemporânea das Artes – Música e Artes Cênicas é um programa de formação virtual de profissionais de cultura que tem como objetivo a capacitação e formação crítica de artistas, agentes, gestores e produtores da cultura. Por meio dele, o Instituto Cultural Vale pretende fomentar a cadeia produtiva cultural no país, incentivando profissionais a buscarem a liberdade de atuação no mercado de trabalho.

Dividido em três módulos, o curso conta com materiais didáticos, escritos e em vídeo, ativações com lives de cada um dos módulos que auxiliarão cada participante a ampliar seu repertório conceitual e técnico, em temas como ferramentas de gestão, aspectos jurídicos, produção de conteúdos digitais, e de sustentabilidade no campo da cultura. Além disso, todo o material conta com abordagens específicas por áreas artísticas – música e artes cênicas.

Módulo 1

Planejamento para artistas: driblando as incertezas

Este módulo apresenta as ferramentas de planejamento estratégico para grupos e espaços culturais a partir do desenvolvimento de trabalhos coletivos e colaborativos, considerando a realidade atual. Também trata de aspectos jurídicos da cultura relacionados à institucionalização do setor, processos organizacionais e formalização de grupos e espaços culturais. Apresentação da lógica da legislação cultural no Brasil e os editais para o setor cultural. E elenca as especificidades do planejamento estratégico para as áreas artísticas.

Módulo 2

Ambientação digital – os novos desafios

Este módulo discute a transformação digital que estamos vivendo e a necessidade de adaptar a rotina diária ao ambiente digital, trazendo modelos e experiência com as especificidades da cultura e da arte. A partir de orientações mais práticas, apresentar as possibilidades de produção de conteúdo virtual. Como utilizar as plataformas virtuais e produzir cultura para seus ambientes e as características de cada área, produção virtual de conteúdo artístico; produção de conteúdo de comunicação para as redes sociais, como gerenciá-las.

Módulo 3

Sustentabilidade e Cultura: abordagens desafiantes

Este módulo aborda os desafios da sustentabilidade para o setor cultural: diversificação de fontes de recursos, legislações e editais culturais, financiamento coletivo, estabelecimento de parcerias, desenvolvimento de ações colaborativas, monetização das ações virtuais. Discute as principais experiências sustentáveis a partir da realidade das áreas artísticas – música e artes cênicas e suas características.

Link para o curso: Aqui