Para submeter a própria candidatura, os participantes deverão preencher no prazo estabelecido um formulário de inscrição disponível no site www.iila.org . Nenhum filme apresentado de qualquer outra forma ou em data posterior ao encerramento das inscrições poderá ser aceito. Os filmes candidatos devem ter sido concluídos em data posterior a 1º de janeiro dos dois anos anteriores a cada convocação. Portanto, para a primeira edição (2021), serão admitidos apenas filmes concluídos a partir de 1º de janeiro de 2019. Os filmes devem ser realizados por cineastas que concluíram seus estudos em um instituto de formação em cinema reconhecido pelo país membro da IILA, nos cinco anos anteriores ao anúncio, ou que façam parte do corpo docente dessas instituições no momento da apresentação da candidatura.
Período: 01 de maio a 10 de junho de 2021.
Categoria: Audiovisual
Valor disponibilizado: A cerimônia de premiação será efetuada durante a sessão de abertura (ou encerramento) das exibições dos filmes em Roma
Para quem: Os filmes concorrentes devem ser obrigatoriamente realizados por cineastas cidadãos de um dos países latino-americanos membros do IILA.