Grupo de 36 entidades enviou ofício aos ministros da Cidadania e do Turismo

Mônica Bergamo para Folha de S.Paulo em 27/03/2020 (acesse matéria original) Um grupo de 36 entidades do audiovisual encaminhou um ofício aos ministros Onyx Lorenzoni (Cidadania) e Marcelo Álvaro Antônio (Turismo) solicitando a convocação urgente de reunião, via teleconferência, do comitê gestor do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). O comitê define as diretrizes e o plano anual de investimentos do FSA, principal fonte de financiamento do setor. No documento, as entidades afirmam que a reunião é importante para deliberar sobre temas que "compõem a pauta emergencial do setor", medidas para retomar o desenvolvimento da indústria audiovisual, assim como aliviar os impactos da crise do setor por causa da pandemia do novo coronavírus.
Também é apontada a necessidade de lançamento de uma linha de complementação para a conclusão de projetos que, por conta do veto presidencial à Lei do Audiovisual, estão sem possibilidade de captação. "Essas são medidas fundamentais para permitir que o setor siga dando sua contribuição, que é muito significativa para a geração de emprego e renda no país, especialmente em um momento de forte contração econômica", diz o texto. O ofício é assinado por entidades como o Siaesp (Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de SP), a Abra (Associação Brasileira de Autores Roteiristas), a Abraci-RJ (Associação Brasileira de Cineastas), a Apaci (Associação Paulista de Cineastas) e a Bravi (Brasil Audiovisual Independente).