A ANCINE – Agência Nacional do Cinema e o BRDE Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul abriram as inscrições para o edital de coprodução Brasil-Uruguai, lançado em parceria com o ICAU – Instituto del Cine y Audiovisual, no Uruguai. No total estão previstos investimentos equivalentes a 200 mil dólares (duzentos mil dólares) para 01 (um) projeto de obra cinematográfica de longa-metragem do gênero ficção, documentário ou animação, com destinação inicial prioritária para o mercado de salas de exibição, apresentado por produtora brasileira independente registrada na ANCINE.

No Brasil concorrem os projetos apresentados por produtoras brasileiras que participem na qualidade de coprodutoras minoritárias. Os projetos com participação majoritária brasileira devem ser apresentados por seus parceiros uruguaios ao edital lançado simultaneamente pelo ICAU – Instituto del Cine y Audiovisual, no Uruguai.

As inscrições para a Chamada Pública BRDE/FSA – Concurso Produção para Cinema 2018 – Coprodução Uruguai-Brasil devem ser realizadas pelo Sistema BRDE/FSA até as 18h do dia 14 de janeiro de 2019.

O coprodutor minoritário brasileiro em regime de coprodução Uruguai-Brasil vencedor do edital receberá, em reais, valor equivalente a USD 150.000,00 (cento e cinquenta mil dólares estadunidenses), visando à contratação de operações financeiras, exclusivamente, na forma de investimento. Já o coprodutor majoritário brasileiro em regime de coprodução Brasil-Uruguai selecionado, receberá o valor complementar em Reais (R$) equivalente a USD 50.000,00 (cinquenta mil dólares estadunidenses), destinados à parte brasileira da composição do financiamento do projeto.

CRONOGRAMA
– Inscrições: até 14 de janeiro/2019
– Taxa de inscrição: não
– Regulamento + Inscrição: https://www.ancine.gov.br/…/inscri-es-abertas-para-edital-d…